Diminuição da pobreza no meio rural

07/12/2010


Políticas públicas para agricultura familiar precisam avançar apesar de renda melhor, diz ministro

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Ao fazer um balanço da pasta nos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou hoje (7) que a renda na agricultura familiar melhorou, mas que as políticas públicas no setor ainda precisam avançar.

Após participar de reunião com delegados do ministério em cada estado brasileiro, Cassel lembrou que a renda da população brasileira cresceu 11% entre 2003 e 2009 e que o aumento, na agricultura familiar, no mesmo período, foi de 35%.

“É visível, é o relato de todos os delegados de como diminuiu a pobreza no meio rural nos últimos anos em função de políticas públicas como o acesso ao crédito, a assistência técnica, o Programa Mais Alimentos”, disse.

O ministro destacou, entretanto, que políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ainda precisam alcançar 2 milhões de famílias, sobretudo no Norte e Nordeste.

“São aquelas famílias muito pobres, que não têm terra ou que têm terra não regulamentada, que não têm documentação, que são excluídas”, explicou. “A expectativa [para o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff] é a melhor possível”, completou.

Para Cassel, a parte mais complexa da agricultura familiar era construir um arcabouço de políticas o que, segundo ele, foi alcançado ao longo dos últimos oito anos. “Agora é aprofundar, ampliar o alcance dessas políticas, fazer com que cheguem a agricultores de todos os cantos do país”, disse.

 

Edição: Talita Cavalcante
 

Agência Brasil

 

Notícias

Bens situados no exterior são mantidos fora de divisão de herança no Brasil

Bens situados no exterior são mantidos fora de divisão de herança no Brasil 14/01/2026 Lei brasileira não rege sucessão de bens no exterior. A 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 9ª Vara da Família e das Sucessões da Capital que negou pedido de homem...

STJ afasta execução contra cônjuge de empresário em comunhão universal

Recuperação judicial STJ afasta execução contra cônjuge de empresário em comunhão universal Para 3ª turma, a comunhão total do patrimônio impede tratar o cônjuge como garantia “externa” à recuperação judicial. Da Redação terça-feira, 13 de janeiro de 2026 Atualizado às 11:56 A 3ª turma do STJ...

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido?

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido? Por Júlia Cople — Rio de Janeiro 08/01/2026 03h30  Atualizado há 23 horas Embora muitas mulheres ainda adotem o sobrenome do marido (foram mais de 371 mil só em 2024), a maioria hoje escolhe não fazê-lo, seja pelo receio da...